Skip to content

Cartão SUS

Se preocupar com a saúde é uma prioridade na vida de muitas pessoas. Dessa forma conhecer o Cartão SUS e saber como ele funciona pode ser um benefício e tanto para você.

Sabemos que médicos e profissionais da saúde não são baratos. Por isso, é importante que você conheça mais sobre esse cartão e o CadWeb SUS.

Confira Abaixo:

cartao sus

Como Funciona o Cartão SUS

O Cartão Nacional de Saúde, ou Cartão SUS é um documento que possibilita a vinculação de procedimento, serviços e ações de saúde. Tudo isso sendo executado no âmbito do Sistema Único de Saúde, o famoso SUS.

O cartão nacional do SUS irá dar acesso ao cidadão que deseja atendimento profissional em vários setores da saúde. Porém, para que o seu SUS cartão funcione corretamente, é preciso a construção de um cadastro dos usuários.

Bem como um cadastro dos profissionais e das unidades de saúde que atendem os usuários. Assim, a partir desse cadastro, os usuários do cartão do SUS digital, irão receber um número nacional de identificação.

Esse cartão SUS é considerado como a identidade de uma pessoa quando o assunto é saúde. Já que através do cartão SUS digital é possível que cada cidadão realize consultas, exames ou procedimentos pelo sistema único de Saúde.

É possível até verificar seu histórico médico por meio do portal do Ministério da Saúde. Por meio da consulta do Cartão do SUS dados sobre todo esse documento da saúde.

Ele é o dispositivo que torna possível toda a identificação de usuário que usam o sistema de saúde. Atualmente, qualquer cidadão brasileiro que possua um número de CPF válido, pode possuir esse cartão do SUS.

É preciso apenas cadastras o número junto de um órgão da prefeitura, permitindo assim que sejam realizados atendimento que estejam no setor da saúde. Isso em qualquer lugar do país.

Como Consultar o Cartão SUS Pela Internet

Muita gente não sabe, mas é possível consultar o cartão SUS online. Dessa forma, você não perde tempo e pode pedir o seu agora mesmo pela internet.

Para que você possa realizar a consulta do Cartão, você deve primeiro acessar o site “Portal de Saúde do Cidadão”, também conhecido como Sistema CadWeb SUS.

Você deverá rolar a página um pouco para baixo até encontrar um quadro (que fica logo em seguida da imagem do cartão) e que tem como título “Acessos públicos”.

Depois clique na terceira opção “Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS”. Então você terá adiantando todo o processo para a sua solicitação de cartão.

Assim que escolher a opção, acrescente as seguintes informações no sistema do CadSUS:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Cidade natal;
  • Número do CPF.

E depois clique em “Criando o seu cadastro”. Logo em seguida o sistema irá gerar um protocole do seu pedido, com 90 dias de validade, onde será possível ter um número do cartão SUS.

Para Que Serve o Cartão do Sistema Único de Saúde

O cartão SUS é um documento fundamental para quem deseja contar com o atendimento público de saúde. Ele funciona dentro do Sistema Único de Saúde, e agiliza o atendimento dos pacientes.

Pois, além de fornecer todo histórico de um determinado paciente, como doenças, exames e procedimentos. Ele também consegue mostrar os médicos e medicamentos que já passaram pelo prontuário desse paciente.

Esse cartão do SUS foi regulamentando pela Portaria do Ministério de Saúde 940/2011, unificando assim toda a base de dados de vários sistemas existentes dentro do SUS.

Ele então pode organizar toda a identificação dos cidadãos por meio de um registro único. Esse registro é a chave principal de acesso do cidadão ao Sistema.

A meta do governo é que todos os brasileiros possuam esse cartão, conseguindo assim criar uma harmonia e unicidade na área da saúde.

Documentos Necessários Para Consulta Cartão SUS Online

As consultar do cartão SUS online pode ser feita pela plataforma principal do sistema, o CadWeb SUS. Esse é um processo muito mais cômodo e simples para as pessoas que contam com acesso à internet.

Isso porque o cartão do SUS online, facilita todo o procedimento, fazendo com que o cidadão não precise se deslocar até o posto mais próximo.

Para realizar essa consulta, o usuário pode consultar o Cartão SUS online tanto pelo nome, CPF ou número do cartão.

Primeiramente é preciso acessar o site do CadWeb SUS. Depois escolher a opção “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome” ou então por CFP se for o caso.

Selecionando a opção você terá que informar também o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o CPF. Depois de informar todos os dados, é recomendado que você confira tudo.

Aparecerão alguns caracteres na imagem da lacuna a baixo, só clicar em “Consultar” e ver o estado que o seu processo anda.

Aplicativo do Cartão SUS

O aplicativo do cartão SUS digital disponibiliza ferramentas importantes para o cidadão, tais como:

  • Medicação de glicemia;
  • Informações sobre alergias e medicamentos;
  • Contatos de emergência;
  • Controle de aferição de pressão.

Esse aplicativo já está disponível para smartphones que contam com o sistema Android e também para IOS. Nele é possível que o usuário tenha um cartão digital, e possa marcar consultas e ver processos em andamento.

Como Emitir a 2 Via Cartão SUS

Caso você tenha perdido o seu Cartão SUS fique tranquilo porque tirar a 2 via Cartão do SUS é extremamente fácil e simples.

O usuário deverá se deslocar até uma unidade de saúde próxima, ou então a secretaria de saúde de seu município. Depois basta solicitar a Segunda Via do cartão do SUS.

Para isso é preciso ter em mãos alguns documentos como o CPF e a carteira de identidade. É preciso também informar qual o motivo da solicitação da 2 Via Cartão SUS.

Normalmente o usuário já recebe a segunda via do seu cartão impressa a hora. Caso isso não aconteça, ele ou ela pode ir buscar o seu Cartão SUS segunda via em alguns dias.

CadWeb SUS – Saiba Mais Sobre Esse Sistema

O Cartão Online do SUS significou um avanço incrível para a população. Foi por meio dele que os usuários puderam contar com uma maior acessibilidade a esse projeto. Assim conhecer e entender o CadWeb SUS é um diferencial.

Se você não sabe do que estamos falando e quer contar com as vantagens e facilidades do Cartão do SUS online e digital, continue lendo esse texto para entender mais sobre.

Como Utilizar o CadWeb SUS

O Cartão do SUS, como era conhecido antes, servia somente como uma identificação do tipo documento civil. Por exemplo como o CPF ou o RG. Entretanto, o governo disponibilizou a não muito tempo, uma nova ferramenta para os cidadãos.

O CadWeb do SUS, é um sistema digital que consegue aumentar o acesso ao programa de saúde. Esta melhora do CadWeb novo, significa uma facilidade muito maior tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Isso porque os dois lados têm acesso a dados e registro importantes. Como o histórico e o prontuário médico.

Esse sistema usado pelos prestadores de serviços que são cadastrados no SUS, podem gerar informações importantes sobre um paciente. De certa forma ele funciona como um banco de dados, no qual o registro de todas as características e problemas é feito.

Além disso, também é possível ver informações sobre consultas, internações e outros dados que irão agilizar o processo.

Esse é um sistema simples, tanto para cadastro quanto para consulta de pesquisas ou inserções e alteração de dados.

Para fazer o pré-cadastro é preciso consultar o site do “Portal de Saúde do Cidadão”. Em seguida, dentro da tela direita existe um menu escrito “Acessar Cadsus Web”.

Essa é uma área restrita do sistema. Para fazer qualquer tipo de ação aqui, o operador precisará ter o CNS (Cartão Nacional de Saúde).

Como Criar e Alterar a Senha do CadSus WEB

Dentro do site do Portal de Saúde você precisará acessar a área restrita que informamos acima. Depois disso terá que inserir os dados básicos para sua identificação. Assim o sistema irá lhe encaminhar um e-mail com instruções para realizar o cadastro da senha para o cartão SUS.

Depois de finalizar esse processo você já terá o cadastro no sistema. Mas pode ser que deseja trocar a sua senha ou criar uma nova. Para fazer isso basta acessar a área restrita novamente.

Dentro dela existe um campo específico no qual será possível fazer a troca desejada. Para saber mais sobre isso, acesse o site do Portal do Cidadão.

Caso você tenha esquecido sua senha, também não tem problema. Basta clicar na opção “Não lembro do usuário ou senha” na área de login e digitar o número do seu cartão SUS.

Dessa forma o próprio sistema irá lhe enviar um e-mail de confirmação. Com elas será possível realizar o acesso e ter em mãos todas as informações fundamentais sobre a sua saúde ou suas consultas.

Com isso é possível evitar a perda de algo importante. Também é possível manter todos os seus dados atualizados.

Quem Pode Fazer o Cadastro no Cadweb

Todo tipo de operador, para conseguir ter acesso ao CadWeb SUS, precisa ter um cadastro no sistema. Os requisitos para isso são os seguintes:

  • Todo operador dentro do sistema precisará possuir um número do Cartão Nacional de Saúde – CNS;
  • Todo operador dentro do sistema precisará ter o CPF cadastrado na base de dados do CNS;
  • Todos os cadastros feitos fora desse padrão ou com informações falsas serão rastreados. O gestor Municipal será informado de qualquer tipo de uso indevido desse sistema para alocação de informações falsas;


É possível que somente os operados que já possuam um perfil administrativo no sistema realizem novos cadastros.

Depois de ter realizado o processo de cadastro dentro do CadWeb SUS, você como operador poderá acessar o sistema CadSus Web. Já na página inicial, será necessário entrar com dados CNES e seu usuário e senha definidos no cadastro.

O DataSUS, departamento de informática do SUS, disponibiliza um manual completo que explica todos os detalhes das operações para acessar o CadSus Web.

Com esse sistema é possível que o operador de saúde possa tirar todas as suas dúvidas, bem como aprender a realizar algumas funções básicas do mesmo, como:

  • Consulta dos usuários;
  • Cadastro dos usuários e também impressão do Cartão SUS;
  • Alteração dos registros;
  • Pesquisas de consultas, hospitais e médicos.


Para contar com maiores informações sobre esse acesso e suas operações, acesse aqui o Manual de validação de Pré-cadastro dentro do CadWeb SUS. É nele que você conta com todas as informações necessárias.

O Que é o CadWeb?

O CadWeb SUS é um sistema completo utilizado tanto por prestadores de serviços das agências como colaboradores do SUS. Com ele é possível ter um acesso a todos os serviços, além de realizar cadastros e também agendamento desses serviços.

Por meio do CadWeb SUS é possível realizar consulta de todos os dados dos pacientes. Além disso, ter os registros das internações e prontuários, para saber quais sãos as informações referentes as disponibilidades de medicamentos dentro das Farmácias Populares.

É através do CadWeb que é possível facilitar a vida dos prestadores de serviços na área da saúde. Já que com esse sistema e o CadSus é possível atender com mais agilidade e eficiência os pacientes.

Consequentemente, ter todos os dados de um paciente dentro do sistema, fazendo com que todo o processo seja melhor.

As funcionalidades do CadWeb SUS são muitas, permitindo:

  • Integração com outros sistemas de informação;
  • Realização de cadastros de indivíduos e domicílios, utilizando programas de agente comunitário de Saúde e da Saúde da Família;
  • Capturar dados de identificação individual de vários usuários;
  • Realizar a impressão dos números de identificação provisórios no ato do cadastramento digital.

Agora você já sabe o que é o CadWeb SUS e como esse sistema funciona. Não espere mais e venha conferir mais vantagens do Sistema Único de Saúde.